Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

26 BENEFÍCIOS DO AÇAFRÃO PARA A SAÚDE!

26 BENEFÍCIOS DO AÇAFRÃO PARA A SAÚDE!
5 (100%) 8 votes

26 benefícios surpreendentes de açafrão  para pele, cabelo e saúde

O tempero mais popular, que oferece tudo de bom – isso é açafrão. Mas nem todos nós conhecemos os benefícios do açafrão, os quais, nós lhes dizemos, são simplesmente maravilhosos. E cobrimos todos eles neste post!

 

 

O que é açafrão?

 

Uma especiaria derivada da flor de Crocus sativus (que também é seu nome científico), o açafrão (e seus fios, especialmente) é usado principalmente como tempero e agente corante em alimentos. Além de seus usos, também é conhecido por ser um dos temperos mais caros do mundo.

Acredita-se que o açafrão (Kesar na Índia, Jafran em bengali , Kumkumappu em tâmil , Kumkuma pubba em télugo  e Zaeafran em árabe ) tenha se originado dentro ou próximo da Pérsia, de onde se propagou para a Eurásia e depois para partes da América do Norte e Norte da África. e Oceania. A planta geralmente prospera no maquis mediterrâneo (um lugar nas regiões mediterrâneas com densos arbustos perenes), e em climas semelhantes, onde as brisas quentes e frias do verão sopram sobre as terras semi-áridas. A flor da planta é roxa e possui uma fragrância parecida com o mel. Os caules crescem até 20 a 30 cm de altura, e eles, junto com as flores e raízes, se desenvolvem entre outubro e fevereiro.

Açafrão vem em várias variedades; alguns dos mais populares incluem –

– Padmagadhi, cultivado na Caxemira e muitas vezes considerado a melhor variedade (também chamado Mongra ou Lacha açafrão).

– Parasika kumkuma, que tem cordões maiores.

– Madhugandhi, que tem fios grossos que são duros a fortes (e são ligeiramente brancos).

– Bahilka, que tem pequenos fios brancos.

Outras variedades populares são sargol (nativo do Irã), acquilla (nativo da Itália) e crème (nativo da Espanha).

Esse é o breve. Mas esse tempero popular também tem uma história interessante.

 

 

 

Qual é a história do açafrão?

 

Cultivo e uso de açafrão abrange mais de 3.500 anos. Ele foi comercializado e utilizado em vários continentes e até utilizado como tratamento para mais de 90 transtornos. As antigas lendas gregas falam de soldados que embarcam em perigosas viagens para obter o que se acredita ser o açafrão mais valioso. Cleópatra, conforme certos textos, usava açafrão em seus banhos por suas propriedades cosméticas. Os curandeiros egípcios usavam esse tempero para tratar doenças gastrointestinais. E os romanos usaram como desinfetante.

Nós falamos de tudo isso por uma razão, e uma única razão – o açafrão é bom para você. Mas por que?

 

 

Por que o açafrão é bom para você?

 

De acordo com os escritos de Hipócrates (muitas vezes considerado o pai da medicina), açafrão é um tratamento maravilhoso para resfriados e tosses, problemas de estômago, sangramento uterino, insônia, flatulência e até problemas cardíacos.

O açafrão é extremamente rico em manganês , que ajuda a regular o açúcar no sangue e ajuda na formação de ossos, tecidos e hormônios sexuais . Também contém vitamina C que combate infecções e ajuda na absorção de ferro. Mais interessante, o açafrão contém mais de 150 compostos voláteis. A maioria das qualidades saudáveis ​​do açafrão pode ser atribuída à crocina, um composto de açafrão.

Até mesmo leite de açafrão tem ótimas coisas para oferecer. Esta especiaria, quando combinada com o leite, pode melhorar a digestão e o apetite, manter a sua pele saudável e até melhorar a sua imunidade. Beber leite de açafrão todos os dias, especialmente antes de ir para a cama, pode promover um bom sono. O óleo de açafrão pode fazer a sua pele brilhar – e até mesmo a água do açafrão tem propriedades surpreendentes.

Tudo isso se resume ao conteúdo em açafrão – que é o que vamos ver agora.

 

Qual é o perfil nutricional do açafrão?

 

 

Açafrão, em cerca de 100 gramas de sua quantidade contém 310 quilocalorias, 65,37 gramas de carboidratos, 11,43 gramas de proteína, 5,85 gramas de gordura e 0mg de colesterol. O teor de fibra alimentar é de 3,9 gramas com outros minerais como cálcio 111mg, cobre, 0,328mg, ferro 11,10mg, magnésio 264mg e manganês 28mg, contribuindo para sua base mineral.

 

PRINCÍPIO VALOR NUTRICIONAL PORCENTAGEM DE RDA
Energia 310 kcal 15,5%
Carboidratos 65,37 g 50%
Proteína 11,43 g 21%
Gordura total 5,85 g 29%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 3,9 g 10%
VITAMINAS
Folatos 93 µg 23%
Niacina 1,46 mg 9%
Piridoxina 1,010 mg 77%
Riboflavina 0,267 mg 20%
Vitamina A 530 UI 18%
Vitamina C 80,8 mg 135%
ELETRÓLITOS
Sódio 148 mg 10%
Potássio 1724 mg 37%
MINERAIS
Cálcio 111 mg 11%
Cobre 0,328 mg 37%
Ferro 11,10 mg 139%
Magnésio 264 mg 66%
Manganês 28,408 mg 1235%
Fósforo 252 mg 36%
Selênio 5,6 µg 10%
Zinco 1,09 mg 10%

 

Vimos porque o açafrão é bom para você. Mas isso não é tudo – existem inúmeras outras maneiras que esse tempero caro pode tornar sua vida melhor. Vamos dar uma olhada neles.

 

Quais são os benefícios de saúde do açafrão?

 

As incríveis propriedades curativas e medicinais do açafrão oferecem vários benefícios, alguns dos mais importantes incluem a prevenção de doenças graves como o câncer, melhorando a saúde respiratória e digestiva e eliminando a dor. Também age como um afrodisíaco. Os melhores benefícios do açafrão são discutidos abaixo:

 

1. Combate Câncer

Estudos mostraram que ratos cancerosos tratados com extrato aquoso de açafrão apresentaram melhora em sua condição. E a crocina, o composto em açafrão, inibiu o crescimento das células cancerígenas colorretais (enquanto deixou as células saudáveis ​​inalteradas). Também havia mostrado efeitos similares no caso de câncer de fígado e próstata. O tempero também desempenhou um papel importante no tratamento do câncer de pele .

O açafrão é rico em carotenóides, que podem contribuir para suas propriedades anticancerígenas. Crocina em açafrão pode prevenir câncer de mama e leucemia . No entanto, mais pesquisas são necessárias.

De acordo com um relatório do Conselho Americano de Ciência e Saúde, a crocetina (um carotenóide relacionado à crocina) no açafrão pode bloquear a proliferação de dois tipos de câncer humano . Ele consegue isso inibindo uma enzima que é particularmente ativa nas células cancerígenas. Embora isso possa não marcar o açafrão como um excelente alimento anticancerígeno, o tempero é uma grande promessa.

De acordo com outro estudo, o ácido crocetínico (um composto purificado da crocetina) tem o potencial de inibir o câncer de pâncreas. De fato, o composto obstrui as células-tronco cancerosas – destruindo-as, o que impede o retorno do câncer .

2. Auxilia o tratamento da artrite

2. Auxilia o tratamento da artrite

Um estudo italiano afirma que a crocetina no açafrão pode melhorar a oxigenação cerebral, facilitando, assim, o tratamento da artrite . De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, uma variedade de açafrão (prado açafrão) pode ser eficaz no alívio da gota . No entanto, não deve ser utilizado por pacientes idosos com distúrbios hepáticos, renais ou da medula óssea – nem por mulheres grávidas.

 

3. Melhora a Visão

 

Um estudo espanhol afirma que os compostos naturais do açafrão podem ajudar a prevenir a perda de visão e a degeneração da retina. Descobriu-se que o Safranal, um dos compostos do tempero, preserva a morfologia dos fotorreceptores (o mecanismo nos olhos que ajuda a estudar as formas das coisas que você vê), a resposta visual e a rede capilar .

A suplementação de açafrão para o tratamento em curso foi encontrada para melhorar a espessura macular em pacientes. Isso melhora significativamente a função da retina. Verificou-se também que o açafrão evita danos fotorreceptoros induzidos por lesão oxidativa crônica .

E, de acordo com um relatório da Universidade de Sydney, descobriu-se que o açafrão melhora a visão em idosos. No teste, a visão do paciente melhorou depois de tomar pílulas de açafrão. O açafrão afeta os genes que regulam o conteúdo de ácidos graxos da membrana celular – e isso torna as células de visão mais resilientes. O estudo indica o potencial do açafrão no tratamento da retinitisc pigmentosa, doença genética que causa cegueira permanente em jovens .

4. Cura Insônia

 

Embora a pesquisa seja limitada, alguns estudos dizem que o açafrão pode curar a insônia . Outros estudos mostram que o açafrão pode ajudar no tratamento da depressão e insônia relacionada à doença .

Em mais um estudo, crocina em açafrão foi encontrada para melhorar o sono não-rápido movimento dos olhos em ratos de laboratório. Mais importante, o composto não mostrou nenhum efeito adverso (como a insônia rebote) após o sono ter sido induzido nos camundongos .

5. Aumenta a saúde do cérebro

 

Numerosos estudos mostram que o açafrão é eficaz no tratamento de dificuldades de aprendizagem e memória. Em um desses estudos, a administração de 30 mg de açafrão por dia mostrou melhora na condição de pacientes com doença de Alzheimer . Além disso, os extratos crocin e etanólico do açafrão mostraram efeitos antidepressivos em roedores. A suplementação de açafrão também melhorou amplamente o humor dos participantes em outro estudo. Extrato aquoso de açafrão foi bem tolerado até mesmo por pacientes esquizofrênicos, sem efeitos colaterais graves.

O tratamento com extrato de açafrão também diminuiu certos efeitos neurotóxicos. Extratos similares aumentaram a produção de importantes neurotransmissores, como a dopamina e o glutamato . O tempero mostrou melhorar a memória também.

Estudos também propõem um papel protetor do açafrão na isquemia cerebral (suprimento inadequado de sangue para o cérebro) . Estudos preliminares também sugerem a capacidade do açafrão de tratar a depressão . Esses benefícios cognitivos do açafrão podem ser atribuídos ao seu reforço antioxidante .

No entanto, é importante notar que o açafrão pode ser letal se tomado em doses extremamente grandes. Consulte o seu médico antes de usá-lo.

6. Ajuda a curar asma

 

Relatos lançam luz sobre o uso do açafrão para a asma desde os tempos antigos. A medicina tradicional mencionou o uso do açafrão para esse fim . No entanto, a pesquisa é limitada. Por isso, consulte o seu médico para mais detalhes.

 

7. Promove a Digestão

O açafrão foi encontrado para desempenhar um papel fundamental na promoção da digestão e tratamento de distúrbios digestivos através de seus efeitos antioxidantes e sequestro de radicais e propriedades anti-inflamatórias . Também mostra potencial no tratamento de úlceras pépticas e colite ulcerativa.

 

8. Cura Feridas

O açafrão também pode curar feridas, especialmente aquelas causadas por queimaduras. O tempero foi encontrado para aumentar a reepitelização em queimaduras .

 

9. Melhora a imunidade e os níveis de energia

 

Os carotenóides no açafrão podem afetar positivamente a imunidade. Um estudo descobriu que o uso subcrônico de 100 mg de açafrão por dia pode ter uma atividade imunomoduladora temporária, sem quaisquer efeitos prejudiciais . Extrato de pétala de açafrão também foi encontrado para aumentar a resposta de anticorpos em ratos de laboratório .

Açafrão também é acreditado para melhorar os níveis de energia – mas não temos provas claras sobre isso.

10. É bom durante a gravidez

10. É bom durante a gravidez

De acordo com um estudo iraniano, o açafrão pode aumentar a prontidão do colo do útero durante a gravidez a termo. Também tem o efeito mais alto no apagamento (encurtamento do colo uterino e afinamento de suas paredes). Além disso, o número de cesáreas foi menor em mulheres que tomaram açafrão .

Por outro lado, alguns relatórios dizem que o açafrão também pode ser usado para interromper a gravidez. Por favor, consulte o seu médico a este respeito. Siga o conselho deles.

 

11. Pode oferecer alívio dos sintomas menstruais

Há poucas evidências sobre o alívio do açafrão nos sintomas menstruais. No entanto, descobriu-se que um medicamento fitoterápico iraniano composto de açafrão aliviou a dismenorréia primária (menstruação dolorosa envolvendo cólicas abdominais)

 

12. Melhora a saúde do coração

 

Devido às suas propriedades antioxidantes, o açafrão ajuda a manter as artérias e os vasos sanguíneos saudáveis. E as propriedades antiinflamatórias da especiaria também beneficiam o coração. O açafrão é a fonte mais rica de riboflavina, uma vitamina importante para o coração. A crocetina na especiaria indiretamente regula os níveis de colesterol no sangue e reduz a gravidade da aterosclerose .

O açafrão também pode reduzir a pressão arterial, que de outra forma levaria a ataques cardíacos .

13. Melhora a saúde do fígado

 

Um estudo mostra como o câncer pode ser benéfico para pacientes com metástases hepáticas . O açafrão também foi encontrado para oferecer proteção contra danos estruturais no fígado. Também auxilia no tratamento da toxicidade hepática .

 

14. Funciona como um afrodisíaco

 

O açafrão foi encontrado para melhorar a função sexual humana – e isso também, sem os efeitos nocivos . Estudos em homens humanos com disfunção erétil provaram que o açafrão é marginalmente eficaz – mas como não houve efeitos colaterais, o tempero tem um grande potencial.

O açafrão também é benéfico para o sistema reprodutor masculino. Em outro estudo, o crocin em açafrão melhorou as freqüências de montagem e ereção em ratos machos normais. Efeitos semelhantes são possíveis em humanos também . O açafrão também é eficaz na morfologia e motilidade dos espermatozóides em homens inférteis. Embora não aumente a contagem de espermatozóides, ajuda no tratamento da infertilidade masculina .

Crocin em açafrão também foi encontrado para potencialmente reverter os danos causados ​​ao sistema reprodutor masculino devido ao uso prolongado de nicotina .

15. Alivia picadas de insetos

 

A aplicação tópica de extrato de açafrão é reivindicada para aliviar picadas de insetos. No entanto, há pouca pesquisa sobre isso.

 

16. Trata a inflamação

 

Um estudo da Universidade de Manchester revelou que os egípcios usavam açafrão para tratar a inflamação. E, dadas as propriedades antiinflamatórias do açafrão, isso não deveria ser uma surpresa.

Em outro estudo, o açafrão pode apresentar efeitos protetores na lesão renal aguda causada por isquemia induzida . Mesmo os extratos de pétala de açafrão possuem propriedades anti-inflamatórias .

Várias fontes afirmam que o açafrão também é benéfico para melhorar o fluxo sanguíneo, promover a formação e o reparo das células e tratar a febre e a dor de dente. Mas há poucas pesquisas disponíveis. Por isso, converse com seu médico se você pretende usar o açafrão para qualquer uma dessas doenças.

Quais são os benefícios para a pele?

 

Não é preciso reiterar os benefícios que o açafrão tem para a pele. Listados abaixo estão as várias maneiras (com seus respectivos pacotes / máscaras), o tempero pode melhorar a sua pele.

 

17. Oferece pele radiante

17. Oferece pele radiante

Para obter uma pele radiante e suave, prepare o pacote de rosto a seguir.

  • Misture 1 colher de chá de pó de sândalo, 2 a 3 fios de açafrão e 2 colheres de leite.
  • Lave o rosto e limpe com um pano antes de aplicar essa máscara facial.
  • Aplique enquanto seu rosto ainda estiver molhado.
  • Massageie sua pele completamente em movimentos circulares.
  • Deixe secar por 20 minutos e enxágue.
  • Esta máscara deve ser aplicada uma vez por semana para resultados máximos.

18. Ilumina sua pele

 

Para obter uma pele naturalmente clara, é isso que você precisa fazer.

  • Mergulhe alguns fios de açafrão no leite por 2 horas.
  • Mancha esse leite em todo o seu rosto e pescoço.
  • Lavar depois de alguns minutos.
  • Usando isto regularmente fará sua pele naturalmente justa.
  • Aqui está outro mix que você pode preparar para obter uma pele naturalmente clara:
  • Mergulhe as sementes de girassol (chironji) e açafrão no leite e mantenha-as durante a noite.
  • Moer esta mistura de manhã.
  • Aplique no seu rosto para obter uma pele clara e brilhante.

Adicionando alguns fios de açafrão ao seu copo de leite também pode dar-lhe uma aparência brilhante. As mães grávidas recebem frequentemente leite e açafrão para que o feto no útero receba uma pele clara e brilhante. Não há, no entanto, nenhuma teoria médica que suporte isso.

Os fios de açafrão podem ser polvilhados na água do banho morno. Deixe-o de molho na água por 20 minutos. Use esta água para o seu banho. Isso irá clarear sua pele naturalmente.

 

19. Ajuda a tratar acne e manchas

 

O conteúdo antifúngico do açafrão torna eficaz para o tratamento de acne, manchas e cravos.

  • Misture 5-6 folhas de manjericão com 10-12 fios de açafrão para fazer uma pasta fina.
  • Aplique isso no seu rosto.
  • Lavar com água fria após 10 a 15 minutos.

Isso ajudará a se livrar da acne e espinhas. Folhas de manjericão podem eliminar as bactérias que causam acne e espinhas. Aplique leite açafrão encharcado em seu rosto duas vezes ao dia para limpar manchas.

20. Trata a pele sem brilho

Agora você pode dar adeus à pele maçante!

  • Adicione 2-3 fios de açafrão a uma colher de chá de água e mantenha durante a noite.
  • Na manhã seguinte, a cor da água ficará amarela.
  • Adicione uma colher de chá de leite, 2-3 gotas de azeite ou óleo de coco e uma pitada de açúcar para esta água de açafrão.
  • Mergulhe um pedaço de pão nessa mistura e passe-o por todo o rosto.
  • Deixe secar por 15 minutos e depois lave.
  • Esta máscara irá refrescar a pele sem brilho, bem como apagar as olheiras.
  • Também esfolia a pele ajudando a circulação sanguínea, tornando a pele suave e brilhante.

21. Açafrão Para Tez Luminosa

 

Preocupado com sua aparência? Aqui está.

  • Adicione alguns fios de açafrão ao mel.
  • Massageie seu rosto com este pacote de rosto.

Isso estimulará a circulação sanguínea ao fornecer oxigênio à sua pele. Usando este pacote de rosto regularmente lhe dará uma aparência brilhante.

 

22. Tonifica a sua pele

 

O açafrão pode ajudar a tonificar sua pele. Tudo o que você precisa fazer é molhar os fios de açafrão em água de rosas e aplicá-lo em sua pele depois de esfregar.

 

23. Melhora a textura da pele

 

Isso é tudo que você precisa para melhorar a textura da sua pele.

  • Ferva ½ xícara de água por 10 minutos.
  • Adicione 4 a 5 fios de açafrão e 4 colheres de leite em pó a essa água.
  • Aplique no seu rosto.
  • Mantenha-o por 10 a 15 minutos e depois lave com água fria.

Este pacote de rosto ajudará a melhorar a textura da sua pele facial.

 

24. Tratamento da pele seca

24. Tratamento da pele seca

Se você tem pele maçante e seca, você pode preparar uma máscara com limão e açafrão. O limão limpa a sua pele de dentro enquanto o açafrão lhe dá luminosidade. Tudo o que você precisa fazer é:

  • Misture algumas gotas de suco de limão com uma colherada de açafrão em pó.
  • Se você tem a pele muito seca, você pode adicionar algumas gotas de leite.
  • Faça-o em uma massa macia e espalhe por todo o seu rosto.
  • Deixe por 20 minutos e lave com água morna.

25. Cura feridas e cicatrizes

Guerreiros no passado são conhecidos por usar extratos de açafrão para tratar ferimentos sofridos em batalha. O açafrão contém propriedades curativas surpreendentes que percorrem um longo caminho na cicatrização de feridas e remoção de cicatrizes e manchas para um tom de pele livre de manchas.

Que sobre os benefícios do açafrão para o cabelo?

 

Há informações limitadas sobre os benefícios do açafrão para a saúde do seu cabelo.

 

26. Previne a perda de cabelo

Os antioxidantes do açafrão também podem ajudar a prevenir a queda de cabelo. A especiaria repara folículos pilosos e promove o crescimento do cabelo.

 

Tudo que você precisa fazer é

  • Mergulhe alguns fios de açafrão no leite e adicione alcaçuz à mistura.
  • Misture bem até obter uma pasta. Aplique isso no seu couro cabeludo e cabelo.
  • Deixe por 15 minutos e enxágüe com água fria.
  • Repita duas vezes por semana.

O mesmo remédio pode ser usado para combater a calvície também.

Isso é com os benefícios. E agora…

Onde comprar açafrão?

 

Você pode obter açafrão em seu supermercado mais próximo. Ou você pode encomendá-lo on – line também.

E se você está se perguntando sobre os usos desse tempero …

Alguma dica sobre como usar?

 

O açafrão é um tempero versátil que pode adicionar uma nova dimensão aos pratos salgados e doces. Não só confere um sabor e aroma distintos, como também torna o seu prato mais apresentável. O açafrão pode ser usado na forma de rosca ou terra, dependendo da receita. Se você estiver usando açafrão para enfeitar seu prato e quiser criar uma impressão visual, você pode usar tópicos. Por outro lado, se você quer que o açafrão se misture com o seu prato de tal forma que não seja óbvio para os olhos, você deve ir para a sua forma em pó.

As dicas de culinária abaixo indicadas permitirão que você obtenha o máximo de benefícios deste tempero mágico.

– Você pode preparar seu próprio açafrão em pó em vez de comprá-lo de um fornecedor. Você pode fazer isso moendo os fios de açafrão com um almofariz e pilão. Se você achar difícil moer os fios devido ao seu teor de umidade, adicione uma pitada de açúcar a eles e, em seguida, triture. Isso tornará a moagem mais fácil sem afetar sua receita.

– Você pode fazer açafrão líquido, adicionando 3 a 5 colheres de chá de água morna ou fervente ao açafrão em pó e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Ele pode ser armazenado em um frasco por algumas semanas para ser usado quando necessário. Açafrão líquido também pode ser preparado com leite, vinagre ou vinho em vez de água. Geralmente é adicionado a outros ingredientes no final do cozimento para extrair a cor e dispersar o sabor em todo o prato.

E chegando a seleção e armazenamento …

 

 

Como selecionar e armazenar açafrão?

Seleção

– O açafrão é o mais caro de todos os temperos. Assim, a seleção adequada é vital para obter o valor do seu dinheiro. O açafrão está disponível durante todo o ano em supermercados e lojas especializadas. Está disponível em três formas – fios de açafrão ou estigmas, pontas de açafrão e pó de açafrão.

– Açafrão rosca ou pó deve ser comprado de um distribuidor de renome. Deve ser embalado em folha para proteger do ar e da luz. Açafrão a granel é geralmente vendido em caixas de madeira.

– Ao comprar fios de açafrão, verifique se eles são de cor vermelho escuro. Estes devem ter pontas laranja e não devem ter nenhuma variação de cor. Não deve haver vestígios de amarelo, pois eles não têm utilidade, exceto a adição de peso morto. Quanto mais vermelha a cor, melhor é a qualidade do açafrão. Se as pontas não são laranja, isso significa que o açafrão é de qualidade inferior e foi tingido. Segmentos de açafrão com manchas brancas e aqueles com estames amarelos anexados devem ser evitados. Os fios devem ser duros e quebradiços ao toque.

– É um pouco difícil discernir açafrão em pó com base na cor, pois é mais provável que seja adulterado. Geralmente tem uma cor mais clara que os tópicos ou pontas de açafrão. Para garantir qualidade superior, deve ser comprado de uma marca ou comerciante de renome. O próximo passo é examinar seu aroma. O açafrão deve ter um aroma forte e fresco. Deve cheirar doce e não mofado.

– Embora o açafrão esteja disponível tanto na forma de linha quanto em pó, é aconselhável preferir o fio, se possível, já que o açafrão moído tem uma vida útil mais curta que os fios secos. Geralmente é misturado com outros ingredientes e não tem a qualidade e o sabor dos fios de açafrão. Além disso, o açafrão é um tempero caro. Assim, se estiver disponível a um preço mais baixo, é provável que seja de qualidade inferior ou pode até ser falso.

 

Armazenamento

 

O açafrão deve ser armazenado em um recipiente hermético, de preferência em uma jarra de vidro em local fresco, escuro e seco. A temperatura ideal de armazenamento para o açafrão é abaixo de 68 ° F e em menos de 40% de umidade.

Como outras ervas e especiarias, o açafrão também é sensível à luz, por isso deve ser envolvido em uma folha se mantido em um recipiente transparente. Se os estigmas do açafrão forem comprimidos juntos, eles devem ser soltos e separados um pouco antes de serem transferidos para o frasco. Isso tornará mais fácil puxar ou sacudir alguns segmentos de cada vez.

Embora o açafrão possa durar vários anos se armazenado adequadamente, é aconselhável usá-lo dentro de dois anos, uma vez que perderá cada vez mais seu sabor com a idade.

Tudo bom. Mas e as receitas?

Alguma receita de açafrão?

 

1. Caldo de tomate com açafrão (bacalhau cozido)

O que você precisa

  • Uma pitada de açafrão
  • 1 cebola pequena em cubos
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 latas de tomates em cubos (escorridos)
  • 2 xícaras de suco de amêijoas
  • 2 xícaras de vinho branco seco
  • ¼ colher de chá de sal
  • ¼ colher de chá de pimenta moída na hora
  • 4 filetes de bacalhau

instruções

  1. Em uma frigideira reta (10 polegadas), aqueça o óleo em fogo médio-alto.
  2. Cozinhe as cebolas por 5 minutos ou até amolecer.
  3. Adicione o alho, o tomate, o vinho branco seco e o suco de marisco.
  4. Acrescente um pouco de sal e pimenta e adicione o bacalhau à frigideira.
  5. Agora, reduza o fogo até que a mistura de vinho esteja fervendo.
  6. Cubra a frigideira e a carne por cerca de 5 a 7 minutos ou até os flocos de peixe.
  7. Sirva em taças com o caldo sobre o peixe.

2. Chá De Leite De Açafrão

Isso é bem simples. Você apenas tem que embeber os fios de açafrão em água quente. O tempero pode ter um sabor forte e amargo – para resolver isso, você pode adicionar mel. O mel também tem numerosos benefícios antioxidantes. Deixe os fios ficarem íngremes por cerca de 5 a 8 minutos, após o que você pode removê-los e desfrutar de seu chá.

 

3. Arroz com açafrão

O que você precisa

  • Fios de açafrão, conforme necessário
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • Cardamomo, cravo e canela, conforme necessário
  • 1 cebola pequena em cubos
  • 1 xícara de arroz branco não cozido, de grãos longos e não lavados
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 xícaras de água fervente, divididas

instruções

  1. Mergulhe os fios de açafrão em duas colheres de chá de água fervente.
  2. Derreta um pouco de manteiga em uma panela em fogo médio.
  3. Adicione cardamomo, cravo e canela e frite por 2 minutos, mexendo ocasionalmente.
  4. Misture a cebola e refogue.
  5. Acrescente o arroz em fogo baixo.
  6. Deixe ferver por 5 minutos, mexendo continuamente.
  7. Despeje o caldo fervente e mexa com sal e açafrão.
  8. Cubra e cozinhe o arroz até que o líquido seja absorvido. Isso levará cerca de 40 minutos.

E agora para alguns fatos divertidos …

Quais são os fatos sobre açafrão que eu preciso saber?

 

  • Durante suas campanhas asiáticas, Alexandre, o Grande, usou o açafrão persa para curar feridas de batalha.
  • O açafrão é usado até como inseticida e pesticida.
  • São necessárias 4.500 flores de açafrão para compor uma onça de tempero de açafrão.
  • O Irã produz cerca de 90% do açafrão do mundo.
  • O açafrão também é usado em alguns perfumes.
  • O açafrão é colhido no outono e o processo é inteiramente feito à mão.
  • A flor de açafrão também pode ser usada como um corante para roupas.
  • Você pode cultivar seu próprio açafrão. Você precisa de solo bem drenado e muita luz solar. Coloque as lâmpadas de açafrão 3 a 5 centímetros de profundidade e 6 centímetros de distância. E você pode fertilizá-los uma vez por ano. 60 flores de açafrão podem dar-lhe cerca de 1 colher de sopa de tempero.

Até agora vimos todos os incríveis benefícios do açafrão. Mas você sabia que o açafrão também tem efeitos colaterais?

 

Quaisquer efeitos colaterais do açafrão?

 

Inseguro durante a gravidez e a amamentação

Tomar açafrão por via oral em grandes quantidades durante a gravidez pode causar problemas – pode levar a contrações do útero e levar ao aborto espontâneo. Existe informação insuficiente em relação à amamentação. Portanto, evite o uso e permaneça seguro.

Transtorno bipolar

Desde açafrão pode afetar o humor, pode até provocar a excitabilidade e comportamento impulsivo em pessoas que sofrem de transtorno bipolar. Fique longe de açafrão, se você tem essa condição.

Pressão sanguínea baixa

Tomar açafrão pode diminuir muito a pressão arterial que está tendo pressão baixa ou que estão tomando medicamentos para tratar a pressão alta. Cuidar.

Problemas de coração

O açafrão pode influenciar o quão forte ou rápido o coração bate. Embora possa beneficiar o coração, por favor, consulte o seu médico se o estiver a tomar para tratar o seu problema cardíaco.

Gostou do Artigo?? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.

×
%d blogueiros gostam disto: