Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

BENEFÍCIOS DO ALECRIM EM VÁRIOS SINTOMAS DE DOENÇAS

BENEFÍCIOS DO ALECRIM EM VÁRIOS SINTOMAS DE DOENÇAS
5 (100%) 8 votes

Benefícios do Alecrim são variados e muito importantes para manter a saúde em dia. Além disso, o Alecrim, originário da região do Mediterrâneo, é uma das ervas mais completas em termos de benefícios à saúde. Devido às suas propriedades, ele já se tornou frequente objeto de estudo de cientistas.

Também chamada de erva da alegria, seus óleos essenciais favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem estar. Ele é muito utilizado como aromatizante de ambientes, por ter odor agradável, e realça os sabores de alimentos como assados, carnes, legumes, molhos e pães.

O chá de Alecrim vem sendo usado em muitas cerimônias religiosas e também no tratamento de várias doenças devido às suas propriedades antioxidantes. Estudos apontam que o consumo da erva auxilia na melhoria de problemas no fígado, cérebro e coração. A seguir, conheça algumas das indicações.

Os benefícios do Alecrim são conhecidos há milênios. No século XIV, começou a se fazer óleo de Alecrim, que era usado em um cosmético popular na época: A Água da Rainha da Hungria. Mais tarde, nos séculos XVI e XVII, Alecrim passou a ser usado como um digestivo.

 

 

A erva pertence a família Lamiaceae, a mesma do hortelã, e também é muito usada para dar cheiro – tanto à comida quanto a aromatizantes. O Alecrim pode ser usado fresco, seco, em pó, óleo ou chá. Todos com propriedades importantes para a saúde e o funcionamento do corpo como um todo. Então confira agora algumas razões para consumir o Alecrim:

 

Benefícios do Alecrim Para Saúde

 

Ajuda a Reduzir a Tosse
As folhas de Alecrim ajudam a libertar muco e saliva (escarro) para curar a tosse.

O Alecrim Ajuda a Crescer o Cabelo
Em um estudo (DB-RCT) de 50 pacientes com alopecia androgenética (calvície permanente), o Alecrim aumentou a contagem de cabelo significativamente após seis meses.

 Aumentar o Movimento
O consumo do seu óleo aumentou o movimento / atividade em ratos. A maior atividade deve-se a aumentos em 1,8-cineol.

O Alecrim Combate Artrite
O Alecrim combate a progressão da artrite reumatóide através da redução do dano oxidativo nas articulações e nos tecidos circundantes.

Reduz a Dor
Na medicina tradicional, o Alecrim tem sido usado para combater a menstruação dolorosa ( dismenorréia ), especialmente cólicas no estômago e dor nas cólicas nos rins , que é dor causada pelo bloqueio da urina do rim para a bexiga. O óleo dessa erva também aumentou o tempo necessário para que os ratos respondessem à dor induzida pelo calor.

O Alecrim Pode Reduzir Espasmos
Suas folhas têm propriedades antiepilépticas. Reduz os espasmos musculares involuntários. Estudos de cobaias descobriram que essa erva reduziu os espasmos no coração (íleo e átrio).

 

 

O Alecrim Melhora o Humor
Em um estudo de 144 voluntários, o cheiro dessa erva trouxe sentimentos de conteúdo , muito mais do que aqueles que saboreiam lavanda ou nenhum cheiro. Os ratos suplementados com infusões de folhas dessa erva mostraram menos ansiedade.

Protege o Fígado
Carnosol encontrado essa erva impediu o dano no fígado em ratos. O consumo de Carnosol diminuiu o malondialdeído , um marcador de estresse oxidativo no fígado, em 69%.

Ele também protegeu o tecido do fígado de distorção e impediu o glicogênio do fígado (moléculas de armazenamento de energia) de esgotar. Os extratos dessa erva diminuíram a transaminases glutamic-piruvicas plasmáticas, um marcador de lesão hepática, em 72% em ratos.

O Alecrim Protege os Pulmões
Dando suplementos de ácido rosmarínico de coelhos encontrados essa erva, impediu a acumulação de líquido nos pulmões.

O Alecrim Ajuda o Intestino
Essa erva ajuda a eliminar os gases e a diminuir as infecções. Além de diminuir as chances de infecção e o acúmulo de bile, pode reduzir os mecanismos de defesa do seu intestino.

Ainda pode aumentar o fluxo biliar, e isso ajuda a descartar a bile. O acúmulo de urina pode causar uremia, que é um excesso de resíduos de produtos no sangue. A retenção de urina também é comum em pessoas com problemas de tireóide.

Tem Propriedades Anti-inflamatórios
Em doses mais elevadas, os extratos dessa erva diminuíram a produção de moléculas inflamatórias (como IL-1ß, COX -1, TNF a e iNOS ) em células humanas. Diminui a produção de óxido nítrico, produto da inflamação. O óleo essencial dessa erva reduziu significativamente a circulação de glóbulos brancos (leucócitos), outro processo de resposta inflamatória.

O Alecrim Impede Coágulos Sanguíneos
Estudos de células e camundongos descobriram que essa erva possuía efeitos antitrombóticos, o que significa que ele interrompe o sangue da coagulação e restringe o fluxo sanguíneo. Este efeito foi provavelmente porque essa erva para a atividade plaquetária, que são as moléculas responsáveis pela coagulação do sangue.

O Alecrim tem Propriedades Anti-úlcera:
Estudos de ratos demonstraram que essa erva tem propriedades anti-úlcera. Um extrato de Alecrim diminuiu as úlceras de 44-51,8% em ratos, dependendo do tipo de extrato. Os compostos antioxidantes nessa erva ajudam a produzir esse efeito.

 

 

Ganho de Peso
Em ratos alimentados com dietas ricas em gordura, os extratos de Alecrim diminuíram o ganho de peso em 64% e o ganho de gordura em 57% em relação aos controles. Outro estudo encontrou resultados semelhantes (69% de melhorias em relação aos controles). Enquanto o extrato não diminuiu a ingestão de alimentos, aumentou a perda de gordura.

Alecrim tem Propriedades Antioxidantes
Em um estudo, os seu extratos continham propriedades antioxidantes. A força dos efeitos antioxidantes aumentou com o tempo de extração. Os extratos dessa erva foram melhores para parar o dano oxidativo do que os antioxidantes comuns , como hidroxitolueno butilado (BHT), Trolox e ácido ascórbico.

Alecrim é Antimicrobiano
Os extratos de Alecrim interromperam completamente o crescimento bacteriano em múltiplas cepas de bactérias (Gram-positivas e Gram-negativas). Os efeitos foram mais pronunciados para as bactérias Gram-positivas. Em um estudo, os extratos foram capazes de inibir 28 de 29 cepas bacterianas estudadas. Essa erva também tem propriedades antifúngicas.

Os seus extratos de apresentaram propriedades antivirais contra o HIV , mas em concentrações nocivas. O Carnosol é um composto não tóxico dessa erva que também possui propriedades antivirais. No entanto, não foi tão eficaz quanto o seu extrato.

 

Alecrim Protege a Pele

Em um estudo de 10 indivíduos saudáveis, os extratos dessa erva protegiam a pele do dano UV , aumentando sua eficácia com o tempo. Mais células da pele sobreviveram nos voluntários que receberam seu extratos. Esta proteção ajuda a reduzir o envelhecimento, câncer ou danos causados pela luz UV. Seu óleo também é eficaz contra bactérias ( P. acnes ) que causam acne.

 

Melhora a Asma

Em um estudo de 40 pacientes com asma (DB-RT), os extratos dessa erva diminuíram os sintomas de asma, como:

Sibilância
Tosse
Produção de escarro (mistura de saliva e muco)
Além disso, os extratos de ácido rosmarínico e Alecrim diminuíram a produção de células inflamatórias induzidas por asma (eosinófilos, neutrófilos e células mononucleares) em ratos.

 

 

O Alecrim Melhora a Função do Cérebro

 

Em um estudo (B-RCT) de 144 voluntários, a aromaterapia com Alecrim melhorou o desempenho da memória de trabalho, a qualidade da memória e o aumento do estado de alerta. No entanto, a velocidade da memória diminuiu em comparação com os controles.

Em um ensaio (DB-RCT) de 28 indivíduos idosos, doses baixas (750 mg) de pó dessa erva melhoraram a velocidade da memória. No entanto, em doses maiores (> 1500 mg), a velocidade da memória, a atenção e a qualidade da memória diminuíram.

Os voluntários (20) obtiveram melhores resultados e mais precisos em testes simples de subtração, mesmo com tempos de reação diminuídos. Finalmente, o chá dessa erva reduziu a depressão em ratos.

 

Protege o Cérebro

O ácido carnosico protege os neurônios do estresse oxidativo e da superestimulação. O ácido carnósico se acumula nas células nervosas e outras células protetoras no cérebro. Um extrato de Alecrim também aumentou a produção de NGF.

O ácido carnósico protege parte do cérebro (artéria cerebral média) por danos nos tecidos (lesão isquêmica / reperfusão ). Reduziu os coágulos sanguíneos e o inchaço do cérebro em ratos. O ácido carnosico protege contra o estresse oxidativo, que pode causar a doença de Alzheimer e morte celular reduzida em cérebros de ratos (hipocampo).

Essa erva também previne as placas beta- amilóides , uma das principais causas de Alzheimer. Outros distúrbios cognitivos, como demência e ataxia , são tratados pela supressão da acetilcolinesterase (AChE). O ácido rosmarínico reprimiu o AchE em 85,8%, mesmo em doses baixas.

 

Combate o Câncer

Nas células de câncer de ovário humano, alguns constituintes ativos dessa erva pararam o crescimento de células cancerosas e mataram as células cancerosas existentes. Há uma vasta gama de dados que suportam a eficácia dessa erva contra variedades de câncer, incluindo:

Leucemia
Cólon
Pâncreas
Peito
Próstata
Ovários
Cervix
Bexiga
Fígado
Pulmão
Tanto os extratos de ácido rosmarínico quanto de Alecrim diminuíram as aminas heterocíclicas (HCAs), que são moléculas cancerígenas encontradas em carnes, como carne bovina, frango, porco e peixe.

Os extratos dessa erva com maior concentração de ácido carnosico foram os mais eficazes. Nas células de câncer de fígado, o ácido carnósico reduziu a viabilidade celular de 83,05 a 2,5%.

 

 

Benefícios do Alecrim Para Enxaqueca:

O Alecrim é um popular remédio natural para enxaqueca a séculos. Ferva um pouco dessa erva em uma panela grande de água e coloque em uma tigela.

Coloque uma toalha sobre a cabeça e inclinar-se sobre a panela para inalar o vapor por cerca de 10 minutos. Porque cheirando essa erva pode melhorar a memória e humor, este método também pode ajudar com a função da memória e colocá-lo em um melhor estado de espírito.

 

O Alecrim Ajuda no Fortalecimento do Sistema Imune:

O Alecrim estimula o sistema imunológico, graças a suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórios, e as propriedades anti-cancerígenas.

 

Benefícios do Alecrim Para a Saúde Digestiva:

O Alecrim é muitas vezes usado para ajudar a tratar problemas digestivos, como dor de estômago, prisão de ventre, Indigestão, e quase qualquer outro problema digestivo relacionado. Ela também ajuda a prevenir doenças transmitidas por alimentos, quando ingeridos com os alimentos, como, carne ou ovos.

 

O Alecrim é um Agente Anti-Envelhecimento:

O Alecrim é um ingrediente popular para anti-envelhecimento da pele, pois ajuda a reduzir o inchaço, estimula a regeneração celular, aumenta a firmeza e melhora o tônus da pele em geral.

 

Outros Benefícios:

 

Estimula a regeneração celular;
Tem sido usado para tratar problemas de fígado a centenas de anos;
Remédio natural para problemas respiratórios;
Ajudar a tratar problemas digestivos;
Rico em propriedades antioxidantes;
Tratamento natural para a artrite;
Remédio natural para enxaqueca;
Analgésico;
Ajuda a melhorar o apetite;
Bom para problemas hepáticos;
Diurético e bom para a limpeza da vesícula;
Antibacteriano;
Controla a pressão baixa;
Alivia dores nas articulações;
Antidepressivo;
Estimulante e revitalizante;
É adstringente;
É descongestionante;
Alivia dores reumáticas;
Trata hemorroidas;
Combate o cansaço físico e mental;
Acelera o processo de cicatrização.

 

 

Gostou do Artigo?? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.

×
%d blogueiros gostam disto: