Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

O QUE É A ESPIRITUALIDADE? E A RELIGIÃO?

O QUE É A ESPIRITUALIDADE? E A RELIGIÃO?
5 (100%) 13 votes

 

 

 

Espiritualidade é um conceito amplo com espaço para muitas perspectivas. Em geral, inclui um senso de conexão com algo maior que nós mesmos e envolve tipicamente uma busca por significado na vida. Como tal, é uma experiência humana universal – algo que nos atinge a todos.

As pessoas podem descrever uma experiência espiritual como sagrada ou transcendente ou simplesmente um profundo sentimento de vivacidade e interconexão.

Alguns podem achar que sua vida espiritual está intrinsecamente ligada à sua associação com uma igreja, templo, mesquita ou sinagoga. Outros podem orar ou encontrar conforto em um relacionamento pessoal com Deus ou com um poder superior. Outros ainda buscam sentido através de suas conexões com a natureza ou a arte.

Como seu senso de propósito , sua definição pessoal de espiritualidade pode mudar ao longo de sua vida, adaptando-se às suas próprias experiências e relacionamentos .

 

Perguntas espirituais

 

Explore o propósito da vida Para muitos, a espiritualidade está ligada a grandes questões sobre a vida e a identidade, tais como:

Eu sou uma boa pessoa?
Qual o significado do meu sofrimento?
Qual é a minha conexão com o mundo ao meu redor?
As coisas acontecem por um motivo?
Como posso viver a minha vida da melhor maneira possível?

 

Definições de espiritualidade dos especialistas

 

 

Christina Puchalski, MD, diretora do Instituto George Washington para Espiritualidade e Saúde, afirma que “a espiritualidade é o aspecto da humanidade que se refere à forma como os indivíduos buscam e expressam significado e propósito e a maneira como experimentam sua conexão com o momento para os outros, para a natureza e para o significativo ou sagrado “.

De acordo com Mario Beauregard e Denyse O’Leary, pesquisadores e autores de The Spiritual Brain , “espiritualidade significa qualquer experiência que é pensada para trazer o experimentador em contato com o divino (em outras palavras, não apenas qualquer experiência que pareça significativa)”.

As enfermeiras Ruth Beckmann Murray e Judith Proctor Zenter escrevem que “a dimensão espiritual tenta estar em harmonia com o universo, e busca respostas sobre o infinito, e entra em foco quando a pessoa enfrenta estresse emocional, doença física ou morte”.

 

Relação entre religião e espiritualidade

 

 

Embora a espiritualidade possa incorporar elementos de religião, geralmente é um conceito mais amplo. Religião e espiritualidade não são a mesma coisa, nem são totalmente distintas uma da outra. A melhor maneira de entender isso é pensar em dois círculos sobrepostos como este:

 

Diagrama da religião e espiritualidade

 

 

Na espiritualidade, as perguntas são: onde eu pessoalmente encontro significado, conexão e valor?

Na religião, as perguntas são: o que é verdadeiro e certo?

Espritualidade é a experiência individual, que afeta a maneira como você pensa, sente e se comporta.

 

Espiritualidade versus saúde emocional

 

 

Você notará ao ler que muitas práticas recomendadas para cultivar a espiritualidade são semelhantes àquelas recomendadas para melhorar o bem-estar emocional . Isso ocorre porque existe uma conexão entre os dois – o bem-estar emocional e espiritual influencia um ao outro e se sobrepõe, assim como todos os aspectos do bem-estar.

Espiritualidade é sobre a busca de uma conexão significativa com algo maior que você, que pode resultar em emoções positivas, como paz, reverência, contentamento, gratidão e aceitação.

Saúde emocional é sobre cultivar um estado mental positivo , que pode ampliar sua perspectiva de reconhecer e incorporar uma conexão com algo maior do que você . Assim, as emoções e a espiritualidade são distintas, mas ligadas, profundamente integradas umas às outras.

“Você não precisa saber exatamente o que está acontecendo ou exatamente aonde tudo está indo. O que você precisa é reconhecer as possibilidades e desafios oferecidos pelo momento presente e abraçá-los com coragem, fé e esperança. ”

 

Espiritualidade – é religião?

 

 

A espiritualidade se estende além da expressão da religião ou prática da religião. Há uma busca por uma dimensão espiritual que não apenas inspire, mas também crie harmonia com o universo. Essa relação entre nós e algo maior nos impele a buscar respostas sobre o infinito.

Em épocas de intenso estresse emocional, mental ou físico, o homem procura por significado transcendente, muitas vezes através da natureza, da música, das artes ou de um conjunto de crenças filosóficas. Isso geralmente resulta em um amplo conjunto de princípios que transcende todas as religiões.

Enquanto espiritualidade e religião permanecem diferentes, às vezes os termos são usados ​​de forma intercambiável. Essa falta de clareza em suas definições freqüentemente leva a debates. Suponha que a espiritualidade de alguém leve à formação de uma religião?

É necessário que uma pessoa espiritual seja religiosa? Por meio de certas ações, um indivíduo pode parecer exteriormente religioso e, no entanto, não possui nenhum princípio básico de espiritualidade. Em seu sentido mais amplo, a espiritualidade pode incluir religião para alguns, mas ainda permanece sozinha sem uma conexão com qualquer fé específica.

 

Espiritualidade – O que é isso?

 

 

A busca da espiritualidade, a conexão do homem com algo além do temporal, o leva a percorrer caminhos que oferecem resultados insatisfatórios. O Extremo Oriente oferece santuários que contêm centenas de estátuas. Os adoradores escolhem uma estátua que mais se assemelha a um ancestral e rezam para ela.

Um pedaço de pedra ou rocha representa o relacionamento pessoal e íntimo com o reino espiritual.

Durante os séculos IV e V aC, Atenas foi um centro de cultura vital com uma universidade mundialmente famosa. Os atenienses eram firmes e rígidos em sua espiritualidade, assim como reverenciavam suas divindades (isto é, religião). No entanto, o ponto de encontro do Conselho do Areópago, o órgão supremo para questões judiciais e legislativas, continha um altar com a inscrição: PARA UM DEUS DESCONHECIDO.

Quer a espiritualidade seja buscada através de experiências religiosas pagãs, experimentos psíquicos ou “aproveitando as capacidades ocultas do homem”, os resultados são desastrosos. Além dos cultos abertamente religiosos, há uma busca no reino espiritual cósmico onde o homem tenta estabelecer contato com os seres espirituais reais. Ironicamente, em um esforço para adquirir tranquilidade e inspiração, o homem entrega sua alma à astrologia , mediadores, meditação , controle da mente e espíritos demoníacos .

 

Espiritualidade – O que é verdadeira espiritualidade

 

 

A verdadeira espiritualidade envolve uma confiança diária naquele que nos criou. “[Jesus Cristo] é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Pois por ele todas as coisas foram criadas: coisas no céu e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos ou poder ou governantes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e por ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele todas as coisas permanecem juntas ”

Não é uma religião que nos prende a um conjunto de regras ou tradições. Não é alcançado através de qualquer dignidade humana. É sobre um relacionamento que Deus nos oferece, uma vida eterna com ele.

 

Gostou do Artigo?? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.

×
%d blogueiros gostam disto: