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18 ALTERNATIVAS NATURAIS PARA TRATAR A DEPRESSÃO

 

 

 

A depressão é o mal do século. A depressão é uma das condições mais crônicas enfrentadas por adolescentes, adultos e até mesmo crianças.

Enquanto muitas pessoas tomam medicamentos para tratar sua depressão leve, moderada ou grave, outras querem encontrar alternativas totalmente naturais para o tratamento.

Abaixo estão 18 alternativas às populares pílulas farmacêuticas – que podem levar ao abuso e vício dessas substâncias – todos os dias.

Informamos que aquelas substâncias que envolvem ervas ou ingredientes similares podem interferir com outros produtos similares que você já toma.

Só porque a cura é totalmente natural, não significa que não pode fazer mal se for tomada na dose errada ou tomada em conjunto com outra substância.

Sem dúvida nenhuma, a depressão é uma doença que deve ser tratada com bastante seriedade. Entretanto, como já dissemos anteriormente, muitos médicos estão diagnosticando antidepressivos à pacientes que sequer possuem os sintomas da doença.

 

 

Momentos de angústia natural a todo ser humano têm sido tratados de maneira totalmente irresponsável, tanto por pacientes que não optam por outros métodos, como pela maioria destes médicos, que visam o retorno financeiro e não hesitam em receitar antidepressivos.

O mais correto é utilizar esses medicamentos em casos mais graves de depressão e experimentar outras alternativas. Existem atividades que podem auxiliar pessoas que não possuem nenhuma doença, mas que pretendem afastar a tristeza cotidiana; como também ajudar pacientes realmente doentes, colaborando com o tratamento e até mesmo diminuindo a dosagem de antidepressivos.

Confira abaixo algumas dessas alternativas:

1. Meditação

 

 

Quando você está deprimido, pensamentos negativos são despejados em sua mente como água em uma enchente. Você fica paralisado pelo medo e desamparo, porque sente que nada pode manter esses pensamentos sob controle.

Nada – exceto a meditação.

“No trabalho de grupo que fiz com pessoas que sofrem de ansiedade ou depressão, eu encontrei na meditação algo muito benéfico, porque acalma a mente”, diz a psicóloga Katie Sparks.

Isso acontece porque você está propositalmente trazendo a atenção para o momento presente, o que ajuda a ver as coisas sob uma nova perspectiva. Então, da próxima vez que você se sentir depressivo novamente, arrume um tapete confortável, sente-se em posição de lótus e diga Ohm.

 

2. Rir

 

Talvez a meditação não seja o seu lugar, provavelmente você prefira fazer alguma coisa que levante seu astral dentro de segundos, em vez de algo que leva várias semanas para trabalhar.

Nesse caso, tente se expor a coisas engraçadas como filmes, livros ou teatros. Como dizem, a risada é o melhor remédio. Não importa se o que te faz rir é infantil ou estranho, o que importa é que você comece o quanto antes a sua dose diária de comédia.

 

3. Não se isolar

A depressão é um monstrinho manipulador e malicioso. Todos os dias, ele se senta em seu ombro e sussurra no seu ouvido sobre quão inútil você é e como você não merece estar próximo de outras pessoas.

Não dê ouvidos a ele.

“Na depressão, o isolamento social normalmente serve para piorar a doença e como nos sentimos”, diz Stephen Ilardi, PhD, professor associado de psicologia e autor do livro A Cura da Depressão. Aparentemente, a retirada de interações sociais aumenta o estresse no cérebro. Dessa forma, sempre mantenha contato com pessoas que são importantes pra você.

 

4. Cortar pessoas tóxicas

 

 

Por outro lado, você não estará fazendo nenhum favor a si mesmo por sair com pessoas que desconsideram sua situação.

Como diz Deborah Serani, autora do livro Viver com Depressão: “Parte de viver com a depressão requer que você aprenda a reformular pensamentos negativos em positivos. Dessa forma, incluir pessoas em sua vida que são afirmativas, afetivas e aceitam quem você é, irá auxiliar melhor seu crescimento através de um ambiente de cura.”

 

5. Substâncias alternativas

 

É preciso ter cuidado com certas substâncias enteógenas e/ou psicoativas. Ambas possuem propriedades antidepressivas, mas também têm potencial para se tornar agravantes da doença mental. É preciso muita precaução e uma boa pesquisa antes de utilizar qualquer uma dessas ou outras substâncias.

 

6. Acupuntura

 

 

De acordo com um estudo publicado na revista Obstetrics & Gynecology, a acupuntura pode aliviar a depressão. Quando os pesquisadores administraram a acupuntura específica para depressão em 150 mulheres grávidas, 63% relataram que seus sintomas melhoraram. Apesar da necessidade de realizar mais testes para chegar a uma conclusão definitiva, não há como negar o que já foi mostrado no estudo. Além de outros inúmeros benefícios já comprovados no tratamento da acupuntura, o que não deixa dúvida que essa pode ser uma ótima alternativa.

 

7. Ingerir alimentos saudáveis

 

 

Há pesquisas notáveis sobre como a vitamina D pode aliviar a depressão. Mas também há outros nutrientes que auxiliam muito no tratamento, como aminoácidos, ácido fólico, iodo, ferro, magnésio, ômega-3 ácidos graxos, selênio, vitaminas do complexo B e zinco. Felizmente, alguns destes nutrientes se encontram nos alimentos mais comuns do dia a dia.

Quanto aos alimentos que você deve evitar: álcool, cafeína, adoçante artificial, óleo hidrogenado, alimentos industriais, açúcar refinado e alimentos ricos em sódio. Todos estes podem causar estragos em seu sistema nervoso, desestabilizar os níveis de açúcar no sangue, danificar o cérebro, dentre outros malefícios.

Em vez de ceder a calorias vazias e alimentos cheios de açúcar refinado, opte por frutas e legumes. Itens com gorduras saudáveis ​​para o coração, como abacate e azeite de oliva, parecem ter um efeito positivo sobre os estados mentais.

 

8. Exercícios físicos

 

 

A depressão desgasta todos os resquícios de energia do seu corpo. No entanto, a atividade física é algo que ainda vale a pena tentar, pois já é comprovada a sua eficácia com relação aos antidepressivos.

O exercício físico libera no cérebro substâncias que proporcionam uma sensação de paz e de tranquilidade. São as endorfinas, neuromediadores ligados à génese do bem-estar e do prazer. Por ser um potente liberador de endorfina, o exercício físico cria a boa dependência quando praticado regularmente, e faz falta como faria qualquer outra substância associada ao prazer.

Se você não pode correr longas distancias, não se preocupe. Você ainda pode conquistar os benefícios do exercício, mesmo se estiver apenas caminhando. A chave é fazê-lo todos os dias para manter as suas endorfinas fluindo. Isso vai fazer você se sentir bem.

É altamente eficaz no combate ao stress e ansiedade e quando é moderado e regular, descontrai o corpo e ativa o sistema imunitário.

 

9. Cuidar de um jardim

 

 

Não pode trazer de volta seus antigos hobbies? Tente se dedicar à jardinagem. Cuidar de um jardim pode produzir mudanças fisiológicas e melhorar a saúde física e mental. Uma dessas mudanças pode ocorrer como resultado do simples ato de colocar as mãos no solo.

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Bristol, mostra que o contato com uma espécie natural de bactérias presentes no solo, Mycobacterium vaccae, faz o corpo liberar substâncias químicas vitais do sistema imunológico chamadas citocinas. Estas, por sua vez, estimulam o cérebro a produzir o neurotransmissor serotonina.

Além disso, você tem a vantagem de obter alimentos frescos e orgânicos direitos do próprio quintal. Pode ser um tratamento natural muito eficaz!

 

10. Trabalho voluntário

 

 

Em algum momento, falar sobre depressão com pessoas que você já conhece não vai ser suficiente. Você irá querer sair fora de seu círculo social e procurar a companhia de outras pessoas. Isso é um bom sinal.

Procure organizações cuja missão você se identifica e ofereça seus serviços. Assim você poderá reduzir os sintomas da depressão, aumentar o seu bem-estar e reduzir o risco de mortalidade em 22%, conforme diz um estudo publicado no BioMed Central.

11. Mantenha-se organizado

Você se sente como se sua vida tivesse vontade própria? Comece a programar suas atividades diárias e fique mais organizado.

Os pesquisadores dizem que esse tipo de atitude pode fazer você sentir menos como se a vida estivesse acontecendo ao seu redor e mais como se você estivesse no controle do que você faz.

 

12. Faça Yoga

 

Yoga ajuda a centralizar o corpo e conectá-lo à mente. Este link é fundamental para se manter focado e ficar em contato com as emoções.

Quando você começar sentir a depressão chegando, você pode usar as técnicas que você aprendeu em suas aulas de yoga para, pelo menos, retardar a progressão do estado depressivo.

 

13. Erva de São João

 

 

Na Europa, a erva de São João tem sido usada com sucesso para tratar naturalmente a depressão e, muitos americanos estão tomando conhecimento dela.

Essa erva é dita ser uma droga milagrosa. No entanto, é importante lembrar que ela tem efeitos colaterais que podem ser graves em alguns indivíduos. Portanto, recomenda-se que você sempre tome a erva sob o olhar atento de um médico ou homeopata.

 

14. Vá dormir no mesmo horário todas as noites

 

 

O sono é essencial na luta contra a depressão. Quando está faltando momentos suficientes de olhos fechados, é difícil para você lidar mentalmente com as tensões e situações estressantes.

Se você tiver problemas para dormir ou manter o sono, certifique-se de adotar rotinas regulares de sono que irão incentivá-lo a permanecer em uma programação.

Com o tempo, isso vai ajudar a te manter longe de períodos de insônia e pode ser uma das mais simples alternativas naturais para tratar a depressão.

 

15. Aprenda uma nova atividade

 

 

 

Quando você se envolve em aprender algo que você sempre quis saber, sua mente é estimulada.

É uma espécie de corrida que você inicia quando começa a namorar alguém. Esse aumento na adrenalina o mantém aguardando ansiosamente o que você vai aprender a seguir e ajuda a afastar a depressão.

 

16. Tire dias de férias

 

 

Você é um workaholic que se orgulha de si próprio em não tirar um dia de folga? Isso pode realmente ser auto-destrutivo.

Se você tem depressão e não tem tirado férias – ou mesmo um até mesmo alguns poucos dias de descanso – em anos, é hora de planejar algum tempo relaxando.

 

17. Descubra como falar com você mesmo

 

Aqueles que aprenderam a vencer o caminho através dos tempos de depressão parecem fazer isso bem e muitas vezes são capazes de encurtar a duração da sua depressão.

Você pode querer trabalhar com um terapeuta para descobrir técnicas que podem funcionar para você em vez de ir lá e fazer sozinho.

Não importa o método que você escolhe para superar sua depressão naturalmente, sabemos que isso irá sempre ajudar. Estender a mão para as pessoas que você ama e confiar quando você estiver se sentindo deprimido é melhor do que sofrer em silêncio.

 

18. Nunca parar de lutar

 

Aqui está um fato sobre a depressão: há uma possibilidade de você ter que lidar com ela o resto de sua vida. Isso porque ela tem um péssimo hábito de aprontar e te golpear quando você menos espera. Primeiro você deve agir com sabedoria e aceitar essa situação no momento presente, ao contrário de fugir dela.

Resistir é pior e ninguém se cura de uma aflição a não ser sofrendo-a intensamente, como nas palavras de Carl Jung: “O principal objetivo da terapia psicológica, não é transportar o paciente para um impossível estado de felicidade, mas sim ajudá-lo a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento. A vida acontece num equilíbrio entre a alegria e a dor. Quem não se arrisca para além da realidade jamais encontrará a verdade.”

Uma excelente explicação sobre esse ensinamento “paradoxal” encontra-se no livro O Poder do Agora, é uma leitura altamente recomendada.

Acredite, você é o único que pode trazer o equilíbrio de volta, e usando as dicas acima você será sempre capaz de vencer!

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